Traças de Livros

As traças dos livros, também chamadas de traças prateadas, são insetos que se alimentam de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, sendo muito comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), roupas engomadas e tecidos de “rayon”. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal.

As traças dos livros podem ocasionar enormes danos às roupas e papéis. Quando presentes nas bibliotecas, há necessidade de controle periódico (semestral).

As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.

Para prevenir o ataque destes insetos ou evitar que sua população aumente, as seguintes medidas devem ser tomadas:

Controlar ou eliminar pontos de umidade, tais como vazamentos de encanamentos. Evitar acúmulo de jornais, livros e revistas velhas ou outras fontes de alimento.

Selar frestas e ranhuras na estrutura, onde estes insetos podem se abrigar.

Evitar a entrada de material proveniente de locais com histórico de infestação por traças (caixas de papelão, pilhas de livros, jornais, revistas, etc.).

Limpar periodicamente livros e outros materiais estocados que podem servir de alimento.

Para solicitar informações sobre medidas de dedetização e controle desta praga, favor entrar em contato com nosso Departamento Comercial