Como funciona o sistema Sentricon

Auto-recrutamento
Sentricon* utiliza um processo para estimular os cupins a se alimentarem da isca, o qual se baseia no comportamento natural destes insetos. Os cupins marcam trilhas com estes feromônios.

 

 

Os cupins se comunicam entre si, através de mensageiros químicos chamados feromônios, os quais são uma mistura de essências específicas de sua colônia. Os cupins marcam trilhas com estes feromônios quando eles descobrem fontes de alimento, direcionando e recrutando os companheiros a se alimentar nestes locais.

 

 

O Procedimento de Auto-Recrutamento, que consiste na captura e colocação dos cupins dentro do tubo-isca Recruit* II, leva em consideração como as populações de cupins se alimentam. Os cupins subterrâneos procuram continuamente por fontes adicionais de alimento, mesmo que os cupins-operários (aqueles que são responsáveis pela procura de alimentos e alimentação da colônia) já tenham localizado alimentos em quantidades abundantes e também já tenham estabelecido este local para alimentação.

 

Os operários também buscam por alimentos de maneira casualizada. Não somente se atendo exclusivamente a um local. De preferência, eles buscam por alimento casualmente próximo de locais onde já têm um sítio de alimentação estabelecido.

Estas características de comportamento, aliadas ao procedimento de auto-recrutamento, aumentam o consumo da isca Recruit* II porque os operários encorajam outros operários a se alimentar nos locais onde eles se estabeleceram. Quando os operários entram em contato com hexaflumuron, e lideram outros cupins a se alimentar dele, eles necessariamente morrerão devido a falhas na muda o que leva os membros dependentes da colônia (soldados, reprodutores e larvas) ao mesmo fim.

Monitoramento e Inspeção
Outro conceito revolucionário do Sistema Sentricon é que ele permite o monitoramento e a inspeção durante o controle, a fim de assegurar que as estruturas continuem a ser protegidas após a eliminação das colônias.

Assim, quando cupins são encontrados no dispositivo de monitoramento, o mesmo é substituído pela isca contendo o ingrediente ativo. Com a eliminação dos cupins, após as inspeções periódicas, a isca é removida do local e o processo de monitoramento continua.

O Sistema Sentricon, por possuir métodos que foram cuidadosamente pesquisados e desenvolvidos é o único sistema de iscagem que provou eliminar colônias inteiras de cupins, possibilitando uma efetiva prevenção e controle curativo de cupins.